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Ouça Mais “Sins” em 2019

Ano novo é sempre um bom momento para caçar novos potenciais e novas oportunidades, mas o primeiro passo é saber exatamente o que você quer. Eis algumas coisas que você pode começar a fazer para ouvir mais “sim” em 2019.

Todos nós queremos ouvir mais “sim” na nossa carreira musical. Tipo: “Sim, eu quero um show da sua banda na minha balada”, ou “Sim, eu vou fazer uma crítica do seu álbum no meu blog”, ou “Sim, sua música é perfeita para eu usar na minha série.” Deve ser bom, né?

Eis algumas coisas que você pode começar a fazer já para ouvir mais “sins” em 2019.

Comece a pensar no coletivo

Eu estou colocando essa no alto da lista porque provavelmente é a que terá O MAIOR impacto no número de oportunidades que você vai conseguir. E, como bônus, é a mais fácil de colocar em prática.

É só mudar sua lógica. Em vez de pensar “O que eu faço para conseguir o que quero?”, pense: “Como eu posso te ajudar?” ou “Como nós podemos trabalhar juntos para conseguir uma coisa incrível?” É reconhecer que as outras pessoas têm suas próprias metas e necessidades, e se oferecer para ajudá-las antes de pedir algo. No mínimo, é se oferecer para ser útil para alguém que pode ser útil para você.

E isso funciona com tudo, não só com música.

Digamos que você quer que um blog noticie e critique o lançamento do seu novo álbum. Um jeito egoísta de tentar conseguir isso seria mandar um e-mail pedindo para o blogueiro ou a blogueira fazer uma crítica. MAS, mas parar para pensar neles e nos seus interesses…

Uma blogueira tem um público para manter entretidos, e acessos para conseguir pagar as contas. Isso significa que eles estão sempre procurando matérias valiosas e interessantes. Talvez isso signifique que, se você oferecer uma notícia exclusiva (eles podem estrear seu single antes de qualquer outro veículo), ou talvez se você der uma entrevista contando bastidores do álbum, daí eles possam ter algo interessante para escrever. Ou talvez você possa oferecer a ela brindes do seu álbum, para ela sortear ou fazer um concurso com seu público. Muito mais interessante, né?

Outro exemplo: talvez você queira ser apoiado ou patrocinado por marcas de música ou de equipamento. Mandar um e-mail para a empresa pedindo produtos de graça provavelmente não vai funcionar. Mas, se você entrar em contato com uma empresa, contar a eles que adora os produtos e que adoraria fazer um vídeo falando dessa relação, ou de como usá-los, para compartilhar com seus fãs, aí eles vão estar ganhando algo. E DAÍ vão poder abrir portas para colaborações futuras.

Pergunte

Eu sei, parece uma bobagem óbvia, mas você nunca vai ouvir um “sim” se não tiver perguntado ou pedido antes. E, ainda assim, o mercado da música está cheio de e-mails e propostas vagas (que vão direto para a lata de lixo do e-mail).

Se você quer marcar um show ou que usem sua música num comercial, não peça para o diretor de trilha “conferir seu som”. Ele não vai sentir necessidade de responder a uma mensagem dessas. Você precisa deixar claro qual é o próximo passo da conversa.

Termine seu e-mail pedindo algo concreto: um show ou que o diretor de trilha sonora leve em conta sua música para um programa de TV

Como regra: releia seus e-mails antes de mandar e se pergunte: “Há aqui um pedido que exija uma resposta?”

Nem sempre é fácil — muitas vezes ficamos com medo ou inseguros de fazer a pergunta direta, para não ser muito insistente. Ou talvez você esteja com medo de ouvir um “não”.

Mas tudo é aprendizado. Ninguém ouve “sim” o tempo todo — nem os músicos mais bem-sucedidos do mundo. Um “não” deveria ser o momento de parar para pensar, uma oportunidade de analisar e mudar suas práticas. Você não está pronto ou pronta? O que pode fazer para ficar pronto ou pronta? Essa oportunidade que você estava correndo atrás não condiz com as suas metas? No que eu deveria focar?

Planeje-se com antecedência

As pessoas tendem a dizer sim se você estiver preparado e falando com propriedade. Rejeições não costumam ser pessoais, e não se trata da pessoa não ter gostado da sua música. Às vezes é muito em cima da hora para conseguir fazer o que você pede, ou talvez você não se encaixe perfeitamente na oportunidade

O fato é que são negócios. As pessoas têm cronogramas, e quando a agenda está cheia, não importa se sua música é a melhor do mundo. Se uma blogueira já escreveu os posts e resenha do mês, pedir de última hora não vai ajudar.

Então dê tempo para as pessoas, venha com antecedência, e venha preparado. Seja aquilo que eles querem quando eles querem.

Mantenha seus contatos ativos

Eu sei que você já deve saber de cor a essa altura, mas seus contatos vão ser a chave para o seu sucesso no mercado musical. É mais provável que uma pessoa que te conhece diga “sim” do que um desconhecido.

Alguém que já trabalhou com você sabe o que esperar: eles sabem o profissionalismo que você oferece e eles sabem a qualidade que você pode oferecer. Em outras palavras, você é uma escolha bem menos arriscada do que um artista desconhecido que pinta na caixa de entrada.

Tendo isso em mente, é muito importante manter seus contatos vivos e pulsantes. E exige trabalho seu.

Não veja uma conexão como uma oportunidade única e descartável. Pense num contato como uma parceira de longo prazo. Se você quer ouvir mais “sins”, reserve algum tempo para retomar o contato com as pessoas que conhece, e pense em como manter um relacionamento com elas.

Seja quem inicia

Ninguém liga tanto para a sua carreira quanto você — nem as gravadoras, nem os empresários, nem os donos de casas de show. Isso significa que ninguém vai lutar pelas suas metas como você. Se você ainda está esperando ainda que alguém venha te oferecer uma oportunidade incrível, vai ouvir bem menos “sins” em 2019.

Se você quer que algo role, precisa fazer rolar. (ou pelo menos fazer tudo o que está no seu alcance para fazer a bola rolar). Se você quer conseguir um empresário para te ajudar a conseguir fazer uma turnê de shows grandes, pergunte a si mesmo: “O que posso fazer para que isso role?”

Uma coisa que você pode fazer: tente ao máximo passar profissionalismo, e transmitir que você é um bom parceiro comercial. Crie um press release, construa um nome na cena de shows locais, tenha um ótimo show, saiba de cor o quanto ganha com shows e com vendas de ingressos, para provar que você é um bom investimento.

Você pode pesquisar e descobrir com que empresários gostaria de trabalhar. Faça buscas na Internet, pergunte a amigos e conhecidos quem eles recomendam e descubra se você conhece alguém que possa te apresentar a um dos empresários com quem quiser trabalhar. Depois você pode ir atrás dele ou dela, sabendo que está pronto.

Seja proativo e comece as mudanças. Você vai conseguir muito mais “sins” assim.


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Ouça Mais “Sins” em 2019 publicado primeiro em https://somosmusica.com.br

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