Por: Chris Robley
Distribuir uma música VAI MUITO ALÉM de mandar um arquivo para alguém.
Com o fim repentino da opção dos artistas mandarem suas próprias músicas para o Spotify, houve muita conversa sobre o mercado de distribuição musical: O que ele é, por que é difícil fazer isso e como fazer direito.
Eu escrevi um artigo recentemente para a escola Berklee, que chamava “The 5 Most Important Things to Know about Music Distribution in the Streaming Era” (As 5 Coisas Mais Importantes Para Saber na Era do Som em Streaming), com um plano para artistas que vão lançar música nova.
Eu também falei sobre a diferença entre ter a distribuidora CERTA e a que vai te prometer ser rápida, barata, fácil e fazer tudo:
Enviar um arquivo de música digital de A para Z é a parte mais fácil. É TODO O RESTO que faz diferença.
Sua distribuidora de música tem de lidar com:
- Coleta dos metadados de cada música (nome, autores, referências, estilo), durante o processo de inscrição
- Administração eficiente dos direitos autorais
- Inspeção manual de cada música que será lançada
- Monetização completa do seu som
- Contabilidade ágil, detalhada e correta
- SAC e serviço de apoio ao artista
São esses “extras” que te fazem ter certeza de que sua música vai ser entregue de maneira correta, que você não corre o risco de descumprir as regras das plataformas, ou entrar em disputas por direitos autorais, que você vai receber seu dinheiro a tempo e que você está pronto para recolher seus royalties de todas as fontes possíveis — e que incluem:
- Vídeos em redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook etc.)
- Licenciamento (uso em programas de TV, comerciais, filmes, videogames etc)
- Renda dos direitos editoriais musicais no mundo todo
- E mais
Há mais jeitos do que nunca de gerar dinheiro com suas gravações e composições. E, como cada vez mais as plataformas exigem que os metadados das músicas estejam 100% corretos, não basta mais só “botar sua música lá”.
Faz mais de 20 anos que a CD Baby paga seus clientes semanalmente o dinheiro a que eles têm direito. A gente também oferece monetização completa do som e administração dos direitos editoriais e de publicação (além da distribuição) & — já que a gente se esforça tanto em recolher bem os metadados e em administrar os direitos autorais — nós somos o único agregador digital de música a ter status de parceiro “top-preferred”, tanto na Apple Music quanto no Spotify.
Repito: o único!
Distribuição é mais do que velocidade.
Não tenha pressa.
Se você leva seu som a sério, vai investir tempo na inscrição do seu som com a CD Baby para passar detalhes de cada música, vai aproveitar ao máximo nossos serviços de monetização(e todos eles, menos o gerenciamento de direitos editoriais musicais, VÊM INCLUÍDOS no plano Standard de distribuição) e vai se planejar com antecedência, para não perder nenhuma oportunidade de divulgar sua música.
Quando você fizer essas três coisas, nós teremos tudo o que precisamos para te ajudar a lucrar o máximo o possível com sua música, durante toda sua carreira.
A CD Baby oferece muito mais do que apenas distribuição musical publicado primeiro em https://somosmusica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário