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Promoção TikTok para músicos

CD Baby apresenta Guia do músico para o TikTok

Como aumentar seu público na plataforma de vídeos curtos

TikTok é uma das redes sociais com crescimento mais rápido já visto. E é a MÚSICA que move a plataforma.

Mais de meio bilhão de usuários ativos em todo o mundo compartilham suas músicas favoritas no TikTok, envolvendo vídeos com desafios de dança e mímicas de músicas, ou apenas música de fundo em vídeos engraçados ou instrutivos, ou momentos emocionantes capturados em câmera.

O TikTok é não somente um ótimo lugar para compartilhar suas músicas e conquistar novos ouvintes, é também um local para gerar receita sempre que alguém utilizar sua música na plataforma.

O que torna o TikTok único?

Se você nunca usou o TikTok, imagine um aplicativo de vídeos sociais que combina SnapChat, IG Stories e o agora extinto Vine:

  • Os vídeos são curtos, geralmente com cerca de 15 segundos (mas podem ter até 60 segundos)

 

  • Há uma ênfase no “autêntico” e não no “perfeito”

 

  • O vídeo é vertical, exibido em 1080 x 1920

 

  • Está mais relacionado à participação no que à transmissão de um para muitos

 

  • Como é possível gravar em incrementos, até mesmo vídeos curtos criam narrativa

 

  • Iluminação ruim? Uma pessoa atuando como diversos personagens? Conversando com o espelho? Vale tudo.

A Página para você e as músicas “virais”

O TikTok gera um feed, por meio de algoritmo, com o conteúdo de cada usuário, que é exibido na #FYP (“For You Page” ou Página para você). Quanto mais um usuário interage com um conteúdo, melhor fica a avaliação do TikTok sobre quais vídeos o usuário deseja assistir.

Imagine que sua música seja utilizada em um vídeo exibido na Página Para Você de alguém. Que esse vídeo inspire o espectador a querer fazer um vídeo semelhante. Bem, há uma maneira simples no TikTok para usar o mesmo trecho de áudio ao criar um novo vídeo. É ISSO que impulsiona o sucesso viral da música no TikTok. E se um desafio de dança ou uma mímica louca de uma música inspirar uma pessoa, há uma boa chance de que vai inspirar muitas pessoas a fazerem seus próprios vídeos. De repente o algoritmo estará reforçando o gancho musical, expondo sua música a cada vez mais espectadores, em cada vez mais contextos (por meio de conteúdo gerado pelos usuários).

Como uma música pode tornar-se viral dessa forma, há uma boa quantidade de artistas que têm poucos seguidores em outras plataformas sociais e que estão conquistando exposições enormes no TikTok. Neste guia, você aprenderá como aumentar seu público e levar as pessoas a compartilharem suas músicas no TikTok.

Visão rápida das funções do TikTok

Gravar vídeos em incrementos — Sim, você pode fazer um vídeo de tomada única, se quiser, mas o TikTok permite que você grave o video em pedaços, quase como em uma edição em tempo real. Capture um pouco de vídeo, pare, depois retome a próxima tomada quando estiver pronto. Dessa forma, é possível mudar o cenário, os personagens, as fantasias, etc.

Produzir no TikTok ou enviar de outros lugares — É possível usar o processo acima para capturar e publicar vídeos no aplicativo do TikTok, ou criar vídeos verticais com outras ferramentas (como o Adobe Premiere Pro) e depois enviar para o TikTok.

Vinte e duas dicas rápidas para o sucesso no TikTok

  1. Coloque sua música no TikTok

A CD Baby pode entregar sua música ao TikTok para ser utilizada em vídeos curtos na plataforma. Suas músicas ficarão disponíveis na biblioteca de músicas do TikTok, onde qualquer usuário poderá escolher para usar em um de seus próprios vídeos. Quando uma das suas faixas for utilizada, você ganhará dinheiro.

A entrega das suas músicas ao TikTok está incluída em todas as formas de distribuição da CD Baby.

  1. Siga outros músicos no TikTok

A melhor maneira de aprender sobre o TikTok é entrar e começar a usar. Não deixe de seguir também pelo menos alguns músicos ativos na plataforma. Mesmo que você não goste da música ou do gênero deles, você aprenderá o que funciona para os músicos que estão dispostos a serem criativos no TikTok.

Para começar, conheça Jonas Brothers, Lizzo e Lil Nas X.

  1. Mantenha a leveza

O TikTok é uma plataforma divertida. Se você é um artista que considera a si mesmo com muita seriedade, talvez tenha dificuldades para criar conteúdo adequado aos usuários do TikTok.

Há um vídeo da megaestrela Camila Cabello no estúdio. A mãe dela chega para dizer olá. Camila fica doida… quando vê que sua mãe levou pizza. Ela corre e passa direto por sua mãe e começa a comer uma fatia bem próximo da câmera.

Se grandes estrelas pop podem agir de forma boba e amável, você também pode. Seja leve!

  1. Não se preocupe em ser perfeito

A ideia do TikTok não é perfeição.

Falhas, peculiaridades, embaraços, às vezes até mesmo detalhes ofensivos atraem mais atenção na plataforma. Não tenha medo de ser você mesmo e não se preocupe em ter aparência 100% antes de iniciar a gravação. Seja bobo. Seja esquisito. Seja real.

  1. O TikTok é jovem… mas não será eternamente

Quase a metade dos usuários ativos do TikTok têm entre 16 e 24 anos de idade, então tornou-se o aplicativo ideal para públicos mais jovens, que estão abrindo caminhos e definindo novas tendências na música, na comédia e na cultura. Se você está nessa faixa etária, provavelmente não está se perguntando se deveria estar lá. Você já está lá.

Se você é mais velho, provavelmente ESTÁ se perguntando se precisa estar no TikTok. A resposta (para qualquer plataforma de mídia) é NÃO. Você deve estar onde quer que você possa comunicar-se com seus fãs de forma mais efetiva.

Mas se você faz parte dessa população “mais velha”, não descarte a plataforma direto; assim como uma multidão com mais de 35 anos adotou o Instagram, o mesmo pode ocorrer com o TikTok dentro de alguns anos. Se entrar lá agora, você poderá moldar como os interesses e a música da sua geração serão apresentados no TikTok.

  1. O importante não é sua música, mas o momento musical

Familiaridade. É o que cria um sucesso no rádio, em uma playlist e no TikTok.

O TikTok oferece a chance de compartilhar um GANCHO, muitas e muitas vezes.

Encontre os 15 segundos na sua música que vão inspirar as pessoas a inventarem suas próprias danças malucas ou seus vídeos de mímica.

  1. Pense de forma visual: torne-se um meme!

Você pode ter visto vídeos onde são apresentadas perguntas em texto enquanto as pessoas na tela fazem mímica sobre uma faixa, dizendo “Nope” e “Yup”.

Essa música é “Choices (Yup)” do E-40, um ótimo exemplo de como uma música pode ser usada em diversos contextos para destacar a personalidade dos criadores. A música é praticamente um meme em áudio.

A música “Truth Hurts” do Lizzo inspirou uma tonelada de vídeos em que as pessoas esfregam um cotonete no interior da boca durante a letra “I just took a DNA test” (acabei de fazer um teste de DNA), marcando o vídeo com #TruthHurts (a verdade dói).

Claro que é difícil fazer um meme musical intencionalmente. Mas o que faz com que um vídeo viralize no TikTok? Algo com uma letra que pode virar citação rapidamente, algo que sugira uma artimanha visual, ou apenas um gancho tão difícil de ignorar que fará muitos terem vontade de largar tudo e dançar.

E por falar em…

  1. Dançar!

Crie uma coreografia. Invente uma dança divertida para uma de suas músicas. Se for um POUQUINHO difícil, mas ainda possível de ser imitada por seus fãs com esforço mínimo, publique!

Depois publique o tutorial. Desafie seu público a fazer seus próprios vídeos.

Você dança no palco? Faça uma prévia dos passos com antecedência no TikTok, para que seus fãs dancem junto durante o show.

  1. Não ignore seu catálogo antigo

Talvez o trecho perfeito de 15 segundos não esteja no seu single mais recente; pode estar em uma música que você lançou há anos (isso aconteceu com Lizzo e sua carreira decolou).

Então é importante que você considere todo o seu catálogo e pense em quais músicas têm o trecho mais cativante, o trecho de áudio viral.

  1. O que importa não é você, mas eles

O TikTok é uma plataforma que se desenvolve com o envolvimento da comunidade.

Não é um lugar onde você se coloca sobre um pedestal e todos se curvam diante do seu brilho. A ideia é o que sua música pode inspirar nas outras pessoas, levando-as a criarem seus próprios momentos.

  1. Use o TikTok o quanto você quiser

Como você pode ter muito sucesso no TikTok com vídeo ou áudio, você não precisa, necessariamente, publicar uma quantidade enorme de material, como seria preciso em outras redes sociais. Não é preciso manter um ritmo frenético de criação de conteúdo para conquistar seguidores.

Alguns artistas populares na plataforma têm somente alguns vídeos que eles próprios publicaram, mas suas músicas inspiraram centenas ou milhares de outras pessoas a criarem seus próprios vídeos utilizando a música do artista.

  1. Explore as ferramentas internas de colaboração do TikTok

O TikTok oferece diversas maneiras de incentivar os fãs a fazerem vídeos, ou a criarem seus próprios vídeos a partir de conteúdo já disponível no TikTok, como:

  • Duetos – Um dueto é um vídeo do TikTok que convive com outro vídeo; ambos são reproduzidos simultaneamente. Você pode criar um vídeo e incentivar os fãs a fazerem um #dueto com você, ou criar seu próprio dueto com qualquer vídeo que já estiver no TikTok (a menos que a função de dueto tenha sido desativada nesse vídeo ou nessa conta).
  • Reações/respostas – Lembra dos vídeos de reações no YouTube? É parecido, porém mais curto.
  1. Crie seu próprio desafio/concurso

Deseja que as pessoas criem seus próprios vídeos no TikTok com a sua música? Crie um concurso divertido:

  • melhor dança original
  • melhor mímica de música
  • locação mais criativa
  • melhores fantasias
  • vídeo mais engraçado
  • ou algo como o “desafio do balde de gelo”

É importante que você ofereça uma boa recompensa aos vencedores (vinil autografado, ingressos gratuitos para shows, etc.). Além disso, crie uma hashtag exclusiva para o concurso, para que você possa acompanhar o envolvimento e espalhar a notícia com facilidade.

Lembre-se de que os concursos no TikTok também são apresentados como duetos ou reações, mas não precisam ficar limitados a esses formatos.

  1. São as hashtags que importam

Assim como no Twitter e no Instagram, o TikTok funciona com hashtags. Compartilhe uma combinação de hashtags especificamente suas (sua música, seus concursos, etc) e outras genéricas, que sejam atraentes para outras pessoas.

  1. Trate o TikTok como uma comunidade

Siga outros usuários. Agradeça às pessoas que participarem dos seus concursos. Responda aos comentários. Não seja um eremita.

  1. Compartilhe os vídeos do TikTok em outras plataformas

O TikTok facilita isso. Por exemplo, com apenas alguns cliques os seus vídeos do TikTok podem ser publicados no Instagram Stories. E você deve fazer isso, especialmente quando estiver começando no TikTok e seus seguidores de outros lugares não souberem que você já está na plataforma.

  1. Exagere!!!

O TikTok é uma plataforma onde conteúdo extravagante e agressivo chama a atenção e mantém os espectadores envolvidos. Então, supere a sua personalidade.

  1. Trabalhe com outros artistas

Duetos e reações não precisam ser feitos somente entre você e seus fãs (ou haters). Você pode utilizar essas mesmas ferramentas também com outros artistas e criar juntos conteúdo de vídeo curto, que ajudem ambos a alcançarem os seguidores de ambos.

  1. Seja hiperlocal

Depois que você estiver usando o aplicativo por um tempo, você notará que o conteúdo relacionado à sua região preencherá o seu feed. O TikTok adora conteúdo regional. Isso oferece uma ótima maneira de alcançar novos ouvintes e nenhuma cidade é pequena demais.

Procure o humor local, mostre os pontos de referência e é importante que você publique informações locais nos seus vídeos. Quando estiver excursionando por uma cidade, marque a cidade! Se tiver críticas a fazer sobre a cidade em que reside, ou sobre algum ponto de parada da turnê, vá em frente. Os espectadores concordarão ou não, mas seja como for você terá iniciado uma conversa.

  1. Está preocupado com a verificação?

Assim como outras plataformas, o TikTok concede selos de verificação às contas que confirmarem a autenticidade (se o titular da conta quiser a confirmação).

Você está qualificado? Responda a essa pergunta AQUI. Mas não se preocupe em obter essa verificação logo no início. Concentre-se na criação de bons vídeos.

  1. Seja prolífico (se quiser)

Como os vídeos do TikTok são curtos, sem firulas, e se concentram no gancho e não em toda uma música, é possível produzir conteúdo para o TikTok mais rápido. Se você se arriscar com seu conteúdo E produzir vídeo com mais frequência, vai melhorar a cada vídeo que publicar no TikTok.

  1. Promova a partir de diversos ângulos

No TikTok não há a necessidade de criar vídeos musicais profissionais e longos. Em vez disso, empregue esse tempo para explorar as diversas maneiras com que você pode combinar os conceitos do seu gancho com vídeo.

Na era dos vídeos curtos, não há conteúdo demais. Quanto mais você compartilhar seu gancho, mais conhecida se tornará a sua música, o que poderá levar a mais atividade, tanto no TikTok como fora dele.

É fácil colocar sua música no TikTok

O TikTok é um lugar onde música, vídeos e personalidade colidem de maneiras muito estranhas e interessantes. A CD Baby está animada com a possibilidade de entregar suas músicas para TikTok, Spotify, Instagram, Apple Music, Deezer, Facebook, Pandora, Amazon Music, Oculus, YouTube Music e outras. Queremos ajudá-lo a conectar-se a ouvintes em todo o mundo.

Lance sua música hoje!



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