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Tendências Musicais de 2020: Para Onde o Mercado Está Indo?

Tendências Musicais de 2020: Para Onde o Mercado Está Indo?

Por Harley Burn

Todo mundo compartilhou os dados de 2019 no  Spotify, com os artistas mais ouvidos, as músicas mais tocadas e os podcasts que cada um consumiu durante o ano. E agora estamos no começo de uma nova década. Os artistas estão coçando suas cabeças e se perguntando como o mercado musical, como a produção musical e a composição vão evoluir no próximo ano.

Conforme as tendências vão surgindo e se disseminando, talvez você nem precise mudar muito sua vida profissional para surfar na próxima onda. Talvez só precise se adaptar um pouco ao jeito moderno de ouvir música.

As maiores tendências musicais de 2020, para você ficar de olho

2019 já adiantou algumas mudanças grandes no campo da música, desde o consumo até a produção, e elas só tendem a aumentar no ano que começa.

1. As músicas estão ficando cada vez menores.

Em 2019, a duração média das faixas do Top 40 foi de três minutos e sete segundos. São 30 segundos a menos do que no ano anterior. Isso é um reflexo direto do streaming e da descoberta de músicas por playlists. Consequentemente, músicas pop tradicionais tiveram sua estrutura renovada, para diminuir as chances de o ouvinte pular logo nos primeiros segundos, já que tem mais 52 artistas na mesma playlist para ouvir.

Você deveria diminuir suas músicas por causa de playlists?

De um ponto de vista de negócios, diminuir a duração das suas músicas pode ser a decisão mais esperta. A não ser que você seja o TOOL, que foi o terceiro álbum mais buscado de 2019, os fãs não vão aguentar músicas muito longas

Mas nem toda esperança está perdida. Músicas adaptadas para playlists podem atrair os ouvintes para conhecer suas outras canções.

Mas se você sentir que diminuir suas músicas é sacrificar sua integridade artística, a solução é simples: não diminua a duração de nenhuma das suas músicas.

2. Gêneros musicais estão virando coisa do passado.

Nelly e Tim McGraw podem até ter sido os primeiros artistas de hip=hop e de country que misturaram seus estilos com outros e chegaram ao número 1 das paradas, mas em 2019 a gente viu o Lil Nas X bater recorde depois de recorde. Pessoas da produção do Grammy discordaram que o álbum dele, “Old Town Road”, pudesse se encaixar na parada de Country da Billboard, por mais que fosse o estilo musical em que o álbum estava listado. Mas mesmo assim, a música foi um sucesso estrondoso e duradouro.

Então como eu devo categorizar minhas músicas?

“Old Town Road” preenche muitos dos pré-requisitos da música country, mas ao mesmo tempo também tem um groove de hip-hop e um sample da banda Nine Inch Nails. Há muitas músicas country com lógica parecida, entretanto, e por que esses outros artistas não ficam sendo tão analisados sobre o estilo que têm? A resposta é cultura.

“Ela nem é dessa escola,” já diria Damian em “Meninas Malvadas”.

Para ganhar a aprovação do mundo do country, “Old Town Road” contou com uma série de remixes inusitados, com participações de gente tipo Billy Ray Cyrus e Diplo. Essa música híbrida alcançou um sucesso enorme, recebeu várias indicações ao Grammy e ganhou um monte de coisa no prêmio de country CMA Awards.

Os artistas estão arriscando mais.

Lil Nas X ainda está para lançar outra música com pegada mais country.  Ele trafega por vários outros estilos, entretanto, o que é uma coisa admirável. Outros artistas, como Tyler, the Creator recentemente lançaram álbuns com misturas de estilos.

As pessoas se importam mais com cultura do que com o estilo musical, ainda mais no hip-hop e isso é uma indicação do caminho que o mercado de música está tomando. Artistas como Bowie e PJ Harvey merecem todo o reconhecimento por ter misturado estilos, mas ainda há barreiras a serem quebradas.

3. Os anos 1980 voltaram com tudo.

Já fazia tempo que essa volta se anunciava, com o retorno do funk. E parece que neste ano novo os anos 1980 vão voltar com tudo, tanto na estética quanto no som. Graças a alguns artistas pop, reverberações e sintetizadores devem voltar a ser ouvidos em todo lugar.

Será que você deveria surfar nessa onda?

Vale a pena pensar nisso: melhor mudar de estilo para tentar aproveitar uma tendência, ou é melhor apostar nas suas armas? O mercado da música recompensa diversidade mais do que nunca. É só olhar para estrelas do pop tipo The Weeknd, Billie Eilish e Charlie Puth, que se aproximaram um pouco desse estilo, mas mantiveram cada um sua alma.

Para mim, o espírito dos anos 1980 é o experimentalismo, e não um som em si.

4. As vendas de música em formato físico estão em baixa

Se você só puder fazer uma ação desta lista, que seja: faça upload das suas músicas no Spotify e no  Apple Music AGORA.

De acordo com o relatório da Nielsen em 2019, o Mid-Year Report,  o streaming é responsável por 78% do consumo de música. Discos de vinil, entretanto, estão em alta, com aumento de 9.6% nas vendas, comparado ao ano anterior. Uma ideia é colocar CDs e discos de vinil em pacotes com outras mercadorias da sua banda, tipo camisetas, já que a venda de discos em pacotes com outros produtos agora também é contabilizada nas paradas.

Distribuir sua música online é muito fácil. Você não tem nada a perder,  tem tudo a ganhar.

5. A tecnologia está mudando a divulgação de música –e bem rápido.

Se você acha difícil acompanhar todas as plataformas musicais, as tecnologias e os aparelhos que surgem, é porque é difícil mesmo. O jeito que a gente descobre e consome música está mudando diariamente

O mercado crescente do streaming ao vivo.

O YouTube já está por aí há bastante tempo, e continua sendo o rei do conteúdo. Mas, conforme essa plataforma vai ficando saturada e com anúncios demais, os criadores de conteúdo se esforçam para se conectar com seus fãs de uma maneira mais pessoal. E é aí que entram sites de streaming ao vivo, tipo Twitch e Mixer.

Eles são mais populares para quem gosta de assistir a gente jogando videogame ao vivo em streaming, mas o Twitch também serve a músicos de todos os tipos e alcances. Você pode ser um novato ou uma estrela da música eletrônica, tipo o Deadmau5, e de ambos os jeitos vai poder entrar em contato com fãs que vão se conectar com o trabalho que está lançando lá, ao vivo. E esse público pode virar seu fã e te seguir por anos.

O melhor momento para ser músico é agora

Ficar prestando muita atenção às tendências pode te deixar otimista ou estressado. Mas sejamos esperançosos. Olhar para o geral e tentar ficar à frente dos outros artistas pode ser assustador, mas lembre que muitas das estrelas que você admira já estiveram no seu lugar. Não esquente muito a cuca com para onde o mercado fonográfico está indo

Paixão, persistência e uma ajudinha da CD Baby podem ajudar 2020 a ser o ano em que você vai ganhar destaque na música.

 



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